O ambiente familiar costuma ser o primeiro ambiente de desenvolvimento das crianças e, sem dúvida, exerce influência nas mesmas. É a partir das relações estabelecidas neste contexto que a criança aprende repertórios comportamentais e desenvolve pensamentos e sentimentos acerca de si e sobre o funcionamento do mundo que são muito importantes para a vida adulta.
Culturamente compartilhamos a máxima que criar um filho não é tarefa fácil e essa máxima faz sentido em muitos casos. Desta forma, a capacitação dos pais a partir da intervenção de um profissional, ajuda-os a lidarem com as questões de seus filhos e favorece o desenvolvimento de autoestima e autonomia das crianças.
A orientação de pais consiste em um processo psicoeducativo sobre questões que são vivenciadas pelos pais no dia-a-dia com seus filhos. Diferentemente do processo terapêutico, que tem como objetivo principal a promoção do autoconhecimento, na orientação de pais o objetivo é ensinar a manejar o comportamento dos filhos a fim de que o ambiente familiar promova bem-estar para a criança.