Skip to main content

Você sabia que a autoestima desempenha um papel super importante no sucesso acadêmico e na adaptação social dos estudantes universitários?

A autoestima pode impactar significativamente o bem-estar e o desempenho dos alunos. Aqueles com alta autoestima tendem a alcançar melhores resultados acadêmicos, desfrutar de maior satisfação pessoal e demonstrar uma maior capacidade de se adaptar a novos desafios.

Ao ingressar na universidade, os estudantes enfrentam um período de adaptação social, que envolve a habilidade de se ajustar às normas e expectativas sociais do ambiente acadêmico. Este processo nem sempre é fácil para todos, e pode representar um desafio significativo para muitos alunos.

Um estudo realizado por Gulzar et al. (2024) coletou dados com 190 alunos, tanto do primeiro quanto do último semestre, por meio de escalas de autoestima e adaptação social. Os resultados revelaram que os alunos do último semestre apresentaram níveis mais elevados de autoestima e adaptação social em comparação com os alunos do primeiro semestre. Essa diferença pode ser atribuída ao fato de que os alunos do último semestre tiveram mais tempo para se adaptar à vida universitária e desenvolver as habilidades sociais e emocionais necessárias para o sucesso acadêmico e pessoal. Além dos alunos de primeiro semestre estarem enfrentando uma fase de transição para a vida acadêmica.

Os resultados ressaltam a importância de oferecer suporte e recursos aos alunos que ingressam na universidade, a fim de ajudá-los a se adaptar e desenvolver as habilidades necessárias para o sucesso acadêmico e pessoal. Como medidas práticas, os autores sugerem que as universidades adotem:


1. Programas de apoio psicológico: Oferecer serviços de aconselhamento e apoio psicológico durante o primeiro semestre pode fortalecer a autoestima e promover a adaptação social.

2. Criem um ambiente de apoio: Estabelecer um ambiente universitário acolhedor e solidário pode contribuir para o desenvolvimento da autoestima e das habilidades sociais dos alunos.

3. Promovam a interação entre pares: Incentivar a interação entre os alunos por meio de atividades extracurriculares e eventos sociais pode ajudar a construir relacionamentos e habilidades sociais.

4. Ofereçam orientação acadêmica e profissional: Fornecer suporte para o desenvolvimento acadêmico e profissional dos alunos pode contribuir para a construção da autoestima e para a preparação para o futuro.

5. Incentivem a participação em atividades de desenvolvimento pessoal: Participar de workshops e programas de desenvolvimento pessoal pode fortalecer a autoestima e as habilidades sociais dos alunos.

Essas medidas práticas podem desempenhar um papel fundamental no apoio aos alunos durante o período de transição para a vida universitária, promovendo não apenas o sucesso acadêmico, mas também o bem-estar emocional e social.

Gulzar, H., Dastgir, G., Ansari, Z., Bakhsh, K., Zahid, A. (2004). Self Esteem and Social Adjustment among first semester and last semester university students. Remittances Review. Volume: 9, No: 1, pp. 97-106. DOI: https://doi.org/10.33182/rr.v9i1.08

Escrito por:
Anna Beatriz Carnielli Howat Rodrigues 
CRP 16/2307 
Título de pós-doutorado em Saúde Mental pela Universidade Federal do Rio de Janeiro,Doutora em Psicologia Experimental e Especialista em Psicologia Comportamental Cognitiva pela Universidade de São Paulo, Mestre em Psicologia e Graduada em Psicologia pela Universidade Federal do Espírito Santo.

Leave a Reply